E quem não quer um título potente que captura o leitor para seu artigo?

Pois é, quem não quer escrever um título altamente clicável?

O título deve convidar seu leitor a continuar com o seu conteúdo, então ele deveria ser o primeiro ítem do planejamento do seu post.
Existem algumas dicas fáceis de aplicar para que seu título desperte a vontade no leitor, teste frases com cada uma delas e decida pela que melhor casa com seu texto. (Lembrando que a naturalidade conta sempre mais que qualquer coisa! Seja autentico, seja único, você mesmo!)
  1. Faça promessas Se o leitor chegou até seu texto provável que ele pode ser a solução para algum problema que ele tem naquele momento. Pessoas procuram ajuda na internet e seu artigo pode ser a solução para o problema que ele tenta resolver naquele momento. O seu título tem o poder de conquistar a intensão desta pessoa. Não se esqueça de ser realista para não frustrar seu leitor. Um exemplo é o título “5 dicas para o bolo infalível”. (Viu a promessa de entregar para o leitor o bolo infalível?) Se o seu texto tem as 5 melhores dicas e funcionam perfeitamente, você ganhou um leitor feliz! Por isso muita atenção ao prometer, você deve cumprir!
  2. Tamanho do título conta Seu título precisa ser harmonioso, inclusive no numero de caracteres. Tente manter de 55 á 67 caracteres. Títulos menores que 55 caracteres poderiam ter um melhor desenvolvimento, aumentando seu potencial. A partir de 67 caracteres, você já deve ter feito uma busca no google e se deparado com um título cortado com reticências, imagina se sua palavra chave ou alguma palavra que faz o texto ter sentido é cortada?
  3. Desperte a curiosidade Para seu leitor parar o que está fazendo você precisa instigar sua curiosidade. Eu muitas vezes me pego por exemplo horas no buzzfeed quando na verdade entrei no facebook para deixar alguma mensagem para alguém, quer exemplo de títulos que atiçam nossa curiozidade maior que o buzzfeed?
  4. Use listas numeradas Amamos listas! Amamos oportunidades aos montes, amamos quantidades absurdas! Principalmente quando este numero é quebrado! “Aprenda 7 maneiras diferentes de preparar ovos. A 6 até bebê faz!”Lista, curiosidade e promessa em um só título que já quero clicar para conhecer a sexta!
  5. Acrescente adjetivos chamativos Excelente, impecável, são os adjetivos que nos atrai! Eu prefiro fazer uma Bisnaguinha Fofinha e Dourada que somente uma bisnaguinha!
  6. Faça Perguntas Quando você constroi o título em forma de pergunta ele se sente solidarizado da dúvida dele e o que espera? Que aquele texto entende o que ele pretende resolver! Uma que sempre rende bons cliques no blog é a “Sou eu ou meu forno? Dicas para o bolo perfeito!”Quantas pessoas já não se perguntaram isso e foram para o google para resolver esta parada?
  7. Ofereça benefícios Entregue o que o leitor vai ganhar lendo seu texto até o final, como é o caso que citei acima, além da pergunta o leitor sabe que ali encontrará as dicas que ele busca para o bolo perfeito!
  8. URGENCIA! Títulos com esta tendência de urgência “agora mesmo” “para hoje” “aprenda antes que o dia termine” “em menos de 15 minutos”
Não se prenda a um só modelo, brinque com as possibilidades, mescle algumas destas possibilidade no mesmo título, faça hora lista, hora pergunta e analise o que funciona melhor para seu público. Não se prenda a um só modelo para não cansar o leitor!
Produzir títulos atrativos é prática, escreva, escreva, escreva, de várias formas, esta prática levará ao habito!
Não esqueça sempre de ser fiel a sua personalidade ao escrever para não ter um texto/título engessado.
A palavra chave tem sempre que estar no título, bom para os motores de busca, bom para o leitor!