Afinal de contas o que é e para que serve SEO?

Você escreve conteúdo para web, quer que seu post esteja na primeira pagina do Google não é? É lá que estão os conteúdos mais relevantes, é lá que estão as paginas com maior relevância sobre o assunto e é aí que geralmente o leitor que busca solucionar um problema para, dificilmente precisará chegar na segunda página para sanar sua dúvida. A segunda página do Google é conhecida como “o limbo da internet”.
E quais as melhorias estão a nosso alcance para chegar entre os primeiros resultados?

Palavra Chave

Um dos fatores mais relevantes na estratégia de SEO são as palavras chave (keywords). Vamos supor que resolvi que quero aprender a fazer queijo em casa e decido que começarei por um queijo que gosto muito, o queijo cottage. Digito no Google receita de cottage caseiro e lá vem uma lista de possibilidades. Todos aqueles links que apareceram fazem o uso da palavra chave queijo cottage, mas como devo posicionar as palavras chaves no meu post para que o google entenda que meu artigo é relevante dentre tantas opções?
Não se esqueça:
A palavra chave tem que estar em harmonia com o texto, não adianta colocar um monte de palavras chave jogadas somente para tentar enganar o Google. Um dos fatores de maior peso para o ranqueamento é a experiência do usuário, ou seja, o quanto o resultado apresentado pelo Google satisfaz a necessidade que quem procura e o tempo de permanência no site após o clique nos resultados conta e muito para o ranqueamento do seu post.
Posicionamento:
O que praticamos por aqui é que a palavra chave esteja:
No link (url),
No título,
Na primeira frase do texto (H1 ou H2),
Na descrição alternativa da foto (alt tag da imagem),
Ao longo do texto (pelo menos 1x).
Este planejamento é muito importante para que o Google entenda sobre o que aquele artigo diz, mas não esqueça de fazer que seu conteúdo seja natural, que a entrega do seu conteúdo seja uma experiência valiosa para o leitor, o google entende que se você utilizar a palavra chave somente para ranquear sem conteúdo relevante o efeito será o contrário e você pode perder posições.

Relevância do conteúdo

Para o bom posicionamento do google seu conteúdo precisa ser relevante, precisa de entrega preciosa de conteúdo e que harmoniza com o título.
Seu título deve chamar a atenção, mas seu conteúdo tem que responder a promessa do título. Se o título promete resolver um problema o texto tem que estar de acordo para desenvolver a leitura do conteúdo. Vamos combinar a raiva que dá quando um conteúdo por exemplo do tudo gostoso não tem nada a ver com o título daquela receita, nos frustra pra caramba, não deixe que seu conteúdo seja um tudo gostoso da vida!
Ao escrever um post, lembre-se sempre que quem chegou até ali veio buscando soluções para uma dúvida, leu o título e espera que ao desenrolar do texto o problema dele seja sanado!
Imagina se nesta receita de cottage caseiro o principal ingrediente fosse um cottage industrializado e que se misturasse com manteiga resultasse em um creme? Resolveu o problema do leitor que procurou no Google receita de cottage caseiro? Então não se esqueça de resolver o problema do cara que buscou aquela palavra chave no desenrolar do seu texto, ajude da melhor forma possível! As chances dele compartilhar nas redes sociais, comentar com um amigo que tem a mesma dúvida, linkar seu conteúdo em um texto do blog dele, passar para outra pagina do seu blog em busca de mais conteúdo parecido com aquele é muito maior! E isso aumenta ainda mais as chances do algoritmo do Google acreditar que seu conteúdo é relevante.
Originalidade é outro ponto importante. Vamos supor que você copie na integra o conteúdo de um blog (não faça isso, jamais, nunquinha!!), o algoritmo detecta dois textos iguais, percebe que é uma cópia, compara a relevância dos dois blogs e penaliza o que foi escrito depois. Então, ok se você encontrou um material interessante, leia, pesquise o tema em outros lugares e desenvolva seu texto original, bom para o leitor, bom para o cara que criou aquele texto e bom para o ranqueamento do seu trabalho!
Conteúdo Rico
Quanto mais completo seu conteúdo, quanto mais entrega no desenvolvimento do conteúdo, melhor o ranqueamento!

Experiencia do Usuário

Mobile first
Já é fato que os brasileiros acessam a internet muito mais por smartphones e tablets que em computadores, importante para que a experiência seja positiva para seu leitor é que seu site esteja preparado para mobile!
Dificulta a experiência do usuário um site não preparado para adaptar-se nas telas do celular, o Google dá preferência e valoriza sites mobile friendly, dando prioridade para quem está preparado para entregar a melhor experiência para usuários que acessam seu site de celulares. Na verdade muitas fontes afirmam que o Google penaliza sites não adaptados para mobile, mesmo que o conteúdo seja relevante.
URL amigável
O google da preferência para que sua url seja limpa e clara, preferencialmente com a palavra chave contida nela que identifica já na url do que se trata aquele conteúdo.
É muito mais atrativo para o leitor (e o Google leva isso em consideração) a url https://acasaencantada.com.br/recei… do que https://acasaencantada.com.br/index…

Link Building

Linkagem interna é quando você coloca dentro do seu post, links que redireciona o usuário para outros textos que complementam e enriquecem o se texto, aumentando a experiência e o tempo de permanência do usuário no seu blog interagindo com seu conteúdo e passando mais tempo consumindo seu conteúdo.
Linkagem externa quando você aumenta a experiência do usuário acrescentando informações de links externos ou sendo citado por outros blogs favorecendo sua relevância para o Google. Tanto para quem indica ou é indicado aumenta a relevância para o Google gerando autoridade.
E você? Já pratica estes pequenos passos que fazem grande diferença para o posicionamento?
Tem costume de planejar o seu texto antes de escrevê-lo?